sexta-feira, 17 de abril de 2009

BANGUUUUUUUUUUUU !!!!!!!


(...) O Bangu tem também a sua história A sua glória Enchendo seus fãs de alegria! De lá, pra cá Surgiu Domingos da Guia
Em Bangu se o clube vence há na certa um feriado.
Comércio fechado, a torcida reunida até parece a do Fla-Flu,
Bangu...Bangu...Bangu.

O Bangu tem também como divisa na camisa,
O vermelho sangue a brilhar,
E faz cartaz, estouram foguetes no ar (...)


Francisco Carregal foi o primeiro negro do Bangu, já em 1905, em 1911, quando conquistou o título da segunda divisão, o time já contava com quatro negros. E um jogador em especial chama a atenção. Luis Antônio da Guia, irmão mais velho de Domingos da Guia e, portanto, tio de Ademir da Guia, era negro e até hoje o atleta que mais tempo defendeu um clube de futebol no Brasil (de 1912 até 1931).

A fundação do clube está intimamente ligada à inauguração da Fábrica Bangu, em 1889. E à importação, por seus proprietários, de mão-de-obra especializada da Europa, essencialmente de britânicos, a partir de 1891. Logo, os técnicos, nativos e estrangeiros, passaram a instalar-se na vila erguida em torno da nova indústria. Em janeiro de 1893, quatro deles – Andrew Procter, Thomas Donohue, Thomas Hellowell e William French – deixaram Southampton para reforçar o quadro de empregados da fábrica trazendo em sua bagágem materia para a prática de peladas.

Um comentário:

Anônimo disse...

PARABÉNS AO BANGU FC PELO SEU CENTENÁRIO ....